quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Fettuccine alla Carbonara e uma breve reflexão...



As vezes eu fotografo uma receita e acabo me esquecendo de postar, esse é aquele carbonara que eu postei no instagram quando estava em Belo Horizonte. Quero aproveitar este post para fazer uma pequena reflexão sobre o que vem acontecendo com a gastronomia no nosso país (não posso dizer de fora daqui pois não sei como é). Essa semana estreou o MasterChef Profissionais e surgiu muita crítica em cima da participante que alegou que a mandioquinha era originária da França e que Parma ficava na Espanha, e o que mais incomodou as pessoas não foi o fato dela não saber, foi o fato dela não admitir que não sabia e querer mostrar que sabia tudo.
Ninguém nasce sabendo as coisas, e no mundo da gastronomia, especialmente a profissional, o conhecimento nunca vai ser finito pois ela é uma arte em constante evolução e ela é originária de incontáveis tradições e lugares no mundo, afinal desde que o homem existe ele precisa se alimentar. Ninguém sabe tudo, ninguém é obrigado a saber tudo mas, a partir do momento que você se propõe a trabalhar, profissionalmente, com isso você é sim obrigado a buscar conhecimento. Se você se propõe a executar um prato, antes de ir para o fogão pegue um livro, acesse a internet, converse com alguém que trabalha com aquilo e se informe. Esse é o respeito que a profissão merece, que o alimento que você vai preparar merece, que os seus comensais merecem.


 E o que isso tudo tem a ver com o Carbonara, bem essas críticas me fizeram lembrar de uma situação que passei há umas semanas atrás aqui em Pipa, justamente com um Carbonara, eu vi uma pessoa vendendo molho Carbonara para entrega, aquilo me deixou muito curiosa, pois eu não consigo imaginar como alguém consegue vender um molho carbonara para entrega, uma vez que é um molho que se faz ‘a la minuta’, ou seja no momento de servir e deve ser consumido imediatamente. Até por que esse molho leva ovo cru e ovo cru é um produto bem perigoso para se consumir, quanto mais sair entregando por ai. Bom , teve um dia que surgiu a oportunidade e uma amiga perguntou para essa pessoa como ela fazia o molho carbonara , e a resposta: vinho branco , uma gema e bacon. Vinho branco? No carbonara? É disso que eu estou dizendo, se você vai fazer molho Carbonara, pesquise antes como ele é feito, quais são os ingredientes que levam esse molho , não saia fazendo o que passa por sua cabeça, afinal , a informação hoje é acessível a todos. Aproveitando esse acontecimento vou um pouco mais além e me pergunto: e quanto as inovações, aos toques que cada um damos as nossas receitas? Até que ponto podemos modificar um clássico? A resposta a essas perguntas eu não tenho, e repasso a vocês, o que acham sobre isso??

Quem me conhece sabe como sou, sempre curiosa, sempre perguntando, pedindo ajuda a pessoas que eu penso que sabem mais do que eu, pois o meu objetivo é ser uma profissional cada vez melhor, cada vez mais completa, e não tenho vergonha quando não sei alguma coisa, eu pergunto mesmo, vou atrás, pesquiso. É justamente isso que me faz amar a gastronomia, essa troca linda de informações, entre colegas, entre culturas, entre professor e aluno, entre a cozinha clássica e a de vanguarda...

A receita original do Carbonara leva guantiale, que é um parente do bacon, é uma carne que vem da bochecha do porco e então é curada por cerca de 3 semanas. Aqui no Brasil é bem difícil de encontrar essa iguaria e dizem que mesmo na Itália não se encontra com tanta facilidade , portanto a receita muitas vezes é preparada usando a pancetta ou o próprio bacon , eu recomendo que usem a pancetta, pois o bacon acaba fugindo um pouco mais do sabor original, mas na falta use ele mesmo!! ;)

Então vamos a receita?



Ingredientes (para 4 pessoas):
400g de massa de fio longo (spaghetti, fettuccine...)
400g de pancetta (cortada bem pequenina)
4 ovos (1 por pessoa)
200g de pecorino ralado (se não encontrar use um bom parmesão)
Sal
Pimenta do reino (bastante)

Modo de Preparo:
1.     Refogue a pancetta, de preferência sem nada de óleo em uma frigideira grande
2.     Enquanto isso coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem
3.     Em um bowl misture os ovos e o pecorino, batendo com um garfo e coloque bastante pimenta do reino moída na hora.
4.     Quando a massa ficar pronta vá tirando ela da água e passando para a frigideira com a pancetta, não precisa escorrer pois essa água que vai junto vai ajudar no ponto da massa.
5.     Quando tiver tudo bem incorporado retire a panela do fogo e acrescente a mistura do ovo mexendo vigorosamente para que o ovo não coagule, seu molho deve ser leve e beeeeem cremoso. Caso necessite vá acrescentando colheradas da água do cozimento até atingir o ponto desejado.
6.     Sirva imediatamente

OBS: É muito importante retirar a frigideira do fogo antes de acrescentar o ovo , pois só assim você consegue que ele não coagule.

Como essa massa é bem simples e com poucos ingredientes, invista em ingredientes de excelente qualidade para ter um bom resultado! Bom apetite!








2 comentários :