segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Pappardelle Estampado



Como eu gosto de dias como hoje, que a inspiração bate na porta e se convida a entrar... estava eu produzindo Sorrentinos para um restaurante argentino aqui de Pipa e sobrou um pouco de massa fresca, como eu não tinha programado almoço e o Matias tinha avisado que ia ficar direto no trabalho eu pensei, ah vou fazer uma massinha para eu almoçar e pronto. Acontece que essa massinha sem querer acabou virando um almoço maravilhoso. Eu estava abrindo a massa e me deu vontade de fazer umas fotos, ai me lembrei de das massas estampadas e que tinha muito tempo que eu não fazia, corri no jardim e fui buscar umas folhinhas pequenas de manjericão, ai fiz umas fotos e finalizei a massa, mas ela ficou tão linda que eu comecei a me empolgar, tinha sobrado um limão cravo que eu roubei peguei emprestado da árvore do vizinho para fazer a ricota do sorrentino e tinha sobrado também um pouco de leite da ricota , que não coube na panela, ai pensei , vou fazer um molho tipo o de limão siciliano porém com esse limão cravo, resulta que ficou incrível o sabor , ai depois eu arrumei o prato bonitinho pra fazer as fotos mas faltava uma cor e pensei em colocar pimenta rosa, que ia combinar em termos de sabor e ainda ia dar o toque que faltava pra decoração do prato, só que ai , quando eu joguei as bolinhas rosas eu percebi que havia cometido um engano e havia colocado sementes de coentro no lugar da pimenta rosa, ai pensei bom , vou tirar as fotos e experimento, se ficar ruim eu vou catar cada sementinha e jogar fora... Eu nunca nem tinha usado semente de coentro antes, nem me lembrava que tinha isso em casa... Fotos feitas , fui dar a primeira garfada e bum , era uma explosão de sabores na boca, o manjericão, o limão cravo e depois o frescor aromático das sementes de coentro casaram perfeitamente bem e ficou tão bom, mas tão bom que eu resolvi postar essa receita simples porém muito elegante para vocês, e pensar que ela foi criada com vários ingredientes que estavam ali sobrando...





Ingredientes (para 2 pessoas):
Para a massa estampada:
200g de farinha tipo 00
2 ovos
Folhas de manjericão pequenas

Para o molho:
300ml de leite
15g de farinha de trigo
15g de manteiga
Raspas e suco de 1 limão cravo pequeno
1 cebola roxa pequena
Sementes de coentro

Modo de Preparo:
1. Em um bowl coloque a farinha de trigo e faça um buraco no meio formando um vulcão, coloque os dois ovos dentro e comece a misturar com um garfo juntando a farinha de pouco a pouco nos ovos, quando já tiver formado uma massa pastosa hora de colocar as mãos, vá agregando tudo até formar uma massa, sove bem até ficar firme e homogênea. Abra a massa em um cilindro até a espessura desejada (eu gosto na abertura 5 do cilindro), coloque as folhinhas de manjericão sob metade da massa, cubra com a outra metade e passe novamente no cilindro , na mesa abertura que estava (no meu caso na 5). Polvilhe a massa com semolina e corte no formato desejado. Eu cortei em formato de papardele para valorizar mais a estampa de manjericão.

2. Enquanto você coloca uma panela de água com sal para ferver e cozinhar a massa vamos fazer o molho: essa é uma versão “preguiçosa” do molho bechamel, para a versão original clique aqui : Derreta a manteiga e refogue a cebola roxa, enquanto isso em um copo misture bem o leite e a farinha , não deixe ficar nenhuma bolinha de farinha, quando a cebola estiver começando a doura acrescente o leite com farinha , as raspas de limão e um pouco de sal e mexa sem parar, ele irá engrossar rapidamente (caso fique muito grosso coloque mais leite). Quando estiver quase pronto coloque o suco de limão e um pouco de semente de coentro esmagada com a lateral da faca ou um pilão, misture bem.


3.Enquanto você estava fazendo o molho a água deve ter fervido, então coloque a massa e cozinhe por cerca de 3 min (massa al dente) ou até estar no ponto de sua preferência. Coloque a massa na panela do molho, misture bem e então sirva. Decore com folhas de manjericão e mais um pouco de sementes de coentro. Bom apetite!










Nenhum comentário :

Postar um comentário