segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Milanesa de Frango



Durante o tempo que eu tive restaurante eu aprendi muitas coisas, uma delas foi sempre evitar o desperdício e aproveitar o máximo de um produto. Hoje eu escolhi um frango inteiro e dividi em duas receitas para mostrar que a gente com um único produto consegue muitas vezes fazer mais de uma refeição para o dia-a-dia e ainda acaba economizando dinheiro. Quando a gente compra peças inteiras de carne, o kg é sempre mais barato do que quando a gente compra as partes separadas. Aqui na minha região, por exemplo, o KG do frango inteiro é em torno de R$6,00, enquanto os filés de peito saem em torno de R$14,00/kg.


Para a receita de hoje nós vamos usar apenas o peito, e amanhã vamos usar as coxas, sobrecoxas e asas para preparar outra receita totalmente diferente, então comece limpando bem o seu frango e depois de separadas as partes guarde o que vamos usar amanhã em um recipiente fechado e coloque logo na geladeira.

Para economizar tempo e trabalho, vamos preparar o tempero caseiro em uma quantidade suficiente para usar nas duas receitas, então pegue um pilão ou um mini processador e coloque:
·      1 cabeça inteira de alho (descascado hein?! Hehehe)
·      1 cebola pequena
·      1 colher de sopa de sal
·      Pimenta do reino a gosto
·      Óleo de girassol ou azeite de oliva
·      Cheiro verde (salsinha e cebolinha)
Bata tudo até formar uma pasta.

A receita que eu escolhi para hoje é muito simples e tenho certeza que a maioria já fez em casa, mas eu vou deixar aqui a minha versão do frango a milanesa (ou Milanesa de frango , como diz o Matias):



Ingredientes ( para 4 pessoas):
1 peito inteiro de frango
Tempero caseiro (receita ali em cima)
Farinha de trigo
3 ovos
Farinha de rosca (eu gosto de torrar os pães que sobram e fazer a minha própria farinha de rosca, deixo ela um pouquinho mais grossa, tipo panko, para ficar ainda mais crocante)
½ xícara de Parmesão
Pimenta do reino
Salsinha a gosto



Preparo:
1.     Com cuidado retire os ossos do peito do frango. Ele vai ficar separado em duas bandas. Pegue a primeira banda e faça filés, o mais fininho que você conseguir.
2.     Em seguida, tempere os filés de frango com o tempero caseiro.
3.     Arrume 3 recipientes que caibam um filé inteiro sem dobrar e coloque: no primeiro a farinha de trigo, no segundo os 3 ovos, levemente batidos e temperados com um pouco de sal e pimenta do reino e no terceiro a farinha de rosca, a salsinha bem cortadinha e o parmesão
4.     Passe cada filé primeiro na farinha de trigo, a seguir no ovo e por último na farinha de rosca. Quando estiver passando pela farinha de rosca, feche as mãos e com o punho vá apertando o filé contra a farinha, assim ele vai ficar ainda maior e mais fininho.
5.     Agora você pode fritar ou como eu faço aqui em casa levar ao forno: unte uma assadeira grande o suficiente para acomodar os filés lado a lado sem se sobrepor, e depois jogue um fio de óleo ou azeite por cima deles, leve a forno com temperatura alta por mais ou menos de 20 a 30min (depende da quantidade), vire os filés no meio do tempo para que fiquem dourados dos dois lados.
6.     Para acompanhar fiz uma salada de batata e ovo cozido sem maionese, apenas cozinhei a batata e os ovos na mesma panela, misturei tudo com um pouco de azeite e salsinha e cebolinha. E um vinagrete que levava: cebola roxa, tomate, pimenta amarela, azeite, limão e sal.

Espero que tenham gostado da minha versão de Milanesa de Frango e aguardem que amanhã eu posto a nossa segunda receita com o restante do frango!!














Nenhum comentário :

Postar um comentário