domingo, 3 de novembro de 2013

Risoto de Tomate para uma visita muito especial

Meu pai Dênio, sua mulher Raquel, a irmã dela Dilú e o marido Juninho vieram nos visitar aqui em Pipa. Era a primeira vez que eles vinham e eu os convidei para almoçar em casa e conhecer um pouco mais da minha vida aqui. Como era um almoço especial eu e o Matias fomos procurar um peixe bem fresquinho, não foi muito fácil pois aqui, os pescadores levam os peixes para a peixaria e logo são colocados no freezer. São frescos mas congelados e não era o que a gente queria. Mas no final encontramos um robalo de 3kg do jeito que queríamos.

Para acompanhar o robalo eu fiz um risoto de tomates que roubou a cena e arrancou muitos elogios dos convidados. É um risoto bem simples mas se feito com amor ele fica realmente maravilhoso. O segredo nessa receita é o molho de tomates caseiro, feito com tomates bem madurinhos, sem pele, refogados com azeite e alho, temperado com sal e pimenta do reino e cozinhado por pelo menos 30min (qunato mais tempo você cozinhar melhor ele vai ficar). Deixo com vocês a receita do risoto e espero que vocês também agradem seus convidados!!

risototomate


Ingredientes (para 06 pessoas)
600g de arroz arbório
1/2 garrafa de vinho branco seco
1 cebola grande picadinha
molho de tomate caseiro
4 tomates sem sementes cortados longitudinalmente
folhas de manjericão
salsinha cortadinha
sal e pimenta do reino a gosto
caldo de legumes (o quanto necessário)
azeite de oliva
manteiga
parmesão ralado na hora

Modo de Preparo
1.Prepare o molho de tomate caseiro ou use uma lata de tomate pelati. Tempere os tomates cortados com azeite e sal e coloque no congelador.
2.Em uma panela grande refogue a cebola até ela começar a ficar transparente ( não deixe dourar), coloque o arroz e mexa bem, quando este começar a ficar translúcido coloque o vinho branco e deixe reduzir pela metade.
3.Abaixe o fogo e acrescente o caldo de legumes ( que deverá estar fervendo) em uma quantidade que cubra o arroz e mexa continuamente. A medida que o caldo for secando, mas não deixe que este seque, vá adicionando mais caldo e mexendo sempre. O ato de mexer o arroz libera o amido que fica no meio do grão deixando então seu risoto com aquela textura cremosa. Quando você perceber que está prestes a fazer a última “secagem”do risoto substitua o caldo de legumes pelo seu molho de tomate.
4.Quando o risoto estiver pronto, coloque as folhas de manjericão e a salsinha, misture bem e desligue o fogo. Coloque os tomates congelados (eles irão esquentar mas não vão perder sua consistência), um pouquinho de manteiga para das brilho e o parmesão para dar cremosidade. Sirva imediatamente.


risototomate2


risototomate3


risototomate4


* Fotos: Raquel Coelho

 

Um comentário :

  1. Realmente estava FANTASTICO,inesquecível.....Vale a pena experimentar fazer em casa mas so nao garanto q ficara igual pois estava PERFEITO.Bjs p o casal,p o Thor e para o gatinho.

    ResponderExcluir