Esses dias eu e meu namorado nos empolgamos com conservas e azeites aromatizados, fizemos azeites de ervas, conservas de pimentas (que a gente plantou), escabeche de língua e esses tomates confitados que são simples mas enriquece qualquer receita. O termo confit vem do francês e quer dizer que um alimento foi cozinhado em óleo em temperatura bem baixa, se bem armazenados o confit pode durar por meses sem estragar. Alguns passos são importantes para se fazer uma boa conserva: guardar sua conserva em recipientes bem vedados e esterilizados. Existem diferentes formas para se esterilizar um recipiente, no caso do vidro você pode levá-lo por 10min em um forno pré-aquecido a 100oC ou ferver uma boa quantidade de água e deixar os potes submergidos pelo mesmo tempo. Alguns ingredientes como o sal e o limão ajudam a conservar os alimentos por mais tempo, portanto, podem ser bons auxiliadores para sua conserva. Minha dica é, se você quer fazer conservas gaste um tempo estudando sobre o assunto e desenvolva a melhor forma para fazer a sua.
Voltando ao assunto dos tomates, no meu caso usei o azeite de oliva para cozinhá-los e não adicionei nenhum ingrediente a mais que ajude a conservá-los por mais tempo pois a minha intensão era consumí-los de imediato. Então vamos a receita:
Ingredientes
10 a 15 tomates cereja (ou sweet grape)
6 dentes de alho
50 ml de azeite de oliva
uma pitada de açucar
pimenta do reino
manjericão
uma pitada de flor de sal
Modo de preparo
1.Lave bem os tomates e seque com um papel toalha. Em uma frigideira ou panela pequena coloque todos os ingrediente exceto a flor de sal e cozinhe em fogo bem baixinho por aproximadamente 25 a 30min.
Deixe esfriar. Coloque tudo, inclusive o azeite em um recipiente esterilizado e finalize com a flor de sal.
Obs: se o azeite não cobrir todos os tomates coloque um pouco mais no potinho para que eles não fiquem para fora propiciando o crescimento de microorganismos.
Ontem coloquei eles na pizza, mas vão bem com torradas, em saladas, massas, risotos, onde sua criatividade chegar! Espero que gostem!
Nenhum comentário :
Postar um comentário