sexta-feira, 23 de maio de 2014

Bolo de Cenoura com Cobertura Ganache de Chocolate

IMG_6475

As vezes nos brota vontades de comer certas coisas que não são tanto para encher nossas barrigas mas sim as almas. Esses dias minha alma me pedia por um bolo de cenoura com calda de chocolate que me faz lembrar meus tempos de criança quando eu e minha prima mayara fazíamos bolo para toda família e armavamos um pique-nique nos gramados da fazenda da minha avó!



Ainda me lembro do cheirinho de bolo saindo do forno, da gente estendendo a toalha na grama atrás da casa, embaixo da sobra das árvores, arrumando tudo bem bonitinho e convocando a avó e tias para nossos lanchinhos. Naquela época a gente fazia bolo de caixinha e achávamos que éramos grandes cozinheiras. Pegamos um pouco de erva cidreira que minha avó tinha plantada perto do pomar, na entrada da horta e fazíamos o chá na casinha de boneca que tinha um mini fogão a lenha construído só para a gente.

São tempos que não voltam mais mas que com certeza ao comer uma fatia desse bolo se é possível sentir as sensações e os cheiros daqueles piqui-niques na fazenda.

IMG_6466



Ingredientes para o Bolo de Cenoura:

•3 cenouras grandes picadas
•4 ovos
•1 xícara de óleo de canola ou girassol
•2 xícaras de açucar
•3 xícaras de farinha de trigo
•1 sachê de fermento químico (11g)
•1 pitada de sal

Ingredientes para a Calda Ganache de Chocolate

•1 tablete de chocolate meio-amargo
•1 cx de creme de leite
•2 c.s. de leite

bolo

Modo de Preparo:

01.Pré-aqueça o forno a 200ºC. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açucar e a cenoura (coloque nesta ordem)
02.Passe a mistura para uma vasilha, peneire a farinha de trigo em cima e com a ajuda de um fouet ou colher de pau mexa bem até formar uma massa densa e homogênea.
03.Coloque o fermento e o sal e mexa mais uma vez, bem devagar.
04.Coloque a massa em uma forma previamente untada e leve ao forno a 200ºC até que passe no teste do palito (coloque um palito de dente bem no meio do bolo, se sair limpo já está pronto o bolo)

Para o ganache:
01.Leve o chocolate a banho-maria ou ao microondas até derreter. Retire do fogo
02.De pouco a pouco vá incorporando o creme de leite ao chocolate até virar uma calda espessa e brilhante.
03.Coloque o leite para “afinar” a calda. Sirva com o bolo

IMG_6478 IMG_6471

4 comentários :

  1. Sofiaaa, assim você mata de desejo a amiga gestante!! hummm!!!

    ResponderExcluir
  2. Fotos lindas Sof! E a receita deve ser uma delícia, vou tentar!

    ResponderExcluir
  3. me avisa quando tiver vindo que faço pra vc!!!! :))

    ResponderExcluir
  4. Brigada Dé!! Tenta mesmo pq ficou muito fofinho e gostoso!! :)

    ResponderExcluir