quarta-feira, 11 de junho de 2014

Raviolini de Queijo Canastra do Serro e Ervas

IMG_5788

Que eu amo massa não é novidade nenhuma por aqui ne?! Minha outra grande paixão é o queijo, como qualquer mineiro é a comida que não pode faltar no meu dia-a-dia. Como aqui no Nordeste é mais difícil encontrar queijos tão frescos e deliciosos como os nossos queijos mineiros, quando eu fui para BH  trouxe um queijo canastra do serro na mala!!! Eu comi ele inteiro em uma semana , vocês acreditam?!



Um dos meus programas preferido em BH sempre foi passar uma manhã, ou uma tarde no Mercado Central, quem não ama?! Então na minha visita a cidade não poderia deixar de ir, esse passeio encheu meu coração de alegria e minha mala de comidas gostosas. Esse queijo eu encontrei lá, no Ponto do Queijo, foi uma dica que me deram em um café, eu tinha pedido um pão com queijo e era tão bom que perguntei a menina que atendia onde poderia encontrar aquele queijo, ela me deu a dica. Comprei também um pouquinho de ervas da provance e essa foi a combinação que usei para fazer o recheio desses raviolinis.
IMG_5782

IMG_5786
Ingredientes (para 2 pessoas)
Para a massa
•200g de farinha de trigo ( se encontrar 00 melhor)
•2 ovos grandes

Ingredientes para o recheio (2 porções)
150g de queijo canastra ralado
um punhado de ervas da provance
um punhado de ervas frescas (alecrim, manjericão, salsinha) bem picadinhas
sal e pimenta do reino a gosto
- um fio de azeite de oliva

Modo de Preparo da Massa:

1.Em uma superfície plana, de madeira ou pedra coloque a farinha de trigo e faça uma cavidade no centro formando uma espécie de vulcão
2.Acrescente os ovos e com a ajuda de um garfo vá misturando com a farinha pelas beiradas, quando estiver formando uma massa começe a amassar com as mãos formando uma bola firme e elástica.
3.Deixe na geladeira por aproximadamente 30min.
4.Corte a massa em duas ou três partes para abri-la com a ajuda de uma máquina de macarrão ou mesmo com um rolo de madeira. Passe na maquina diminuindo a espessura a cada passagem até que chegue no último furinho ( pode ser no penúltimo também mas no último a massa fica mais levinha). Lembre-se de polvilha farinha de trigo pela massa sempre.
Modo de Preparo do Recheio

1.Em uma vasilha misture bem todos os ingredientes do recheio. Se estiver muito duro coloque uma colherzinha de  creme de leite para ficar um pouco mais cremoso.
2.Para rechear: se você estiver usando forminhas, polvilhe um pouco de farinha nela e um pouco de um dos lados da massa. 3.Coloque a massa e a acomode com os dedos em cada buraquinho.
4.Coloque um pouco de recheio em cada buraquinho. Borrife um pouquinho de água na massa e cubra com outra massa. aperte bem uma contra a outra e com a ajuda do rolinho, que vem junto com a forma, vá pressionando bem até que as bordas fiquem cortadinhas.
5.Caso você não use as formas, estique uma folha de massa em um superfície enfarinhada, coloque o recheio alinhado (tanto na horizontal como na vertical) deixando um espaço entre eles. Borrife um pouco de água, coloque a outra folha de massa, aperte bem em volta do recheio, tomando cuidado de retirar todo o ar entre as massas e com a ajuda de um cortados, corte os raviolinis no tamanho desejado.
6.A medida que for fazendo, acomode cada raviolini em uma forma enfarinhada ou uma bandeja de papelão, de forma que não encostem um no outro.
7.Ferva uma panela com água e sal, coloque os raviolinis, cozinhe por cerca de 3 min, até que eles subam a superfície.
8.Sirva com um molho de tomate e bom apetite.

Nenhum comentário :

Postar um comentário