A receita original é para 01 pessoa e é feita na mini moranga mas como eu fiz para mais gente adaptei um pouquinho a receita!
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Camarão na Moranga da Dani
A receita original é para 01 pessoa e é feita na mini moranga mas como eu fiz para mais gente adaptei um pouquinho a receita!
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Entradinhas para o Feriado
Brusqueta de Tomates
Ingredientes
-Pão italiano fatiado
-Uma boa quantidade de tomates sweet grape em rodelas
-Um punhado de queijo parmesão ralado
-Folhas de manjericão grosseiramente rasgadas
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
1.Coloque as fatias de pão em uma assadeira.
2.Em um bow, tempere os tomates com o azeite, o sal, a pimenta e as folhas de manjericão.
3.Coloque uma boa quantidade de tomate em cada fatia de pão, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até que o pão esteja crocante.
Crostini de Pesto de Ervilha
Ingredientes
- Pão italiano fatiado
-Um pacote de ervilhas congeladas
-1 dente de alho
-1/2 xícara de queijo parmesão ralado
-Tomates cerejas cortados ao meio
-azeite de oliva extra virgem
-Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
1.Em um processador de alimentos ( se não tiver use o liquidificador) coloque as ervilhas, alho, o parmesão, um pouco de sal e pimenta do reino. Com o processador ligado vá acrescentando o azeite em um fio constante até se obter a textura desejada de um purê. Acerte o tempero
2.Regue cada fatia de pão com um pouco de azeite e leve ao forno até começar a dourar
Coloque uma boa quantidade do pesto de ervilha em cada torrada e decore com meio tomate cereja como na foto acima.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Meu aniversário!!!
Dia 30 foi meu aniversário e, como eu falei no post anterior, meu pai estava aqui me visitando. Decidimos fazer um jantar comemorativo na casa que eles alugaram. O lugar é lindo, chama-se Recanto de Sophie, eu recomendo a todos que procuram um lugar charmoso e tranquilo em Pipa. São 6 casas super gostosas, bem amplas interligadas por um deck de madeira suspenso que serpenteia o jardim bolado para dar privacidade a cada casa. Além disso, cada casa tem uma piscina bem funda na varanda e é toda equipada.
O jantar, ou melhor dizendo o banquete de aniversário foi presente do Matias. De entrada autênticas empanadas argentinas de “carne dulce” (pena que só tem foto delas ainda cruas e embaladas, mas posso dizer que sem dúvidas a melhor que eu já comi) temperada com cominho, páprica e uma pitada de açucar , dai o “dulce” e ainda leva uvas passas, azeitonas e ovos cozidos. Para acompanhar um pão italiano, queijo canastra vindo diretamente de Araxá, azeite temperado com sal e pimenta do reino moída na hora, azeitonas pretas e palmito.
Como primeiro prato foi servido ravioles de espinafre com molho pomodoro com manjericão ( tudo caseiro, a la EL 29) e de prato principal cordeiro ao forno com legumes e um surpreendente frango desossado e recheado, também ao forno. Eu achei esse frango tão incrível que foi a receita escolhida para o post de hoje.
E não parou por ai, ainda ganhei um bolo de chocolate com recheio de doce de leite caseiro (também feito pelo Mati) e cobertura de ganache de chocolate meio amargo e coco ralado! Ufaaaa , haja comida!
Tomamos alguns bons vinhos. Dentre tintos e brancos o que destacou foi o Nínquen, um Cabernet Souvignon chileno, aveludado e bem encorpado.
Deixo vocês por aqui com a receita do Frango Recheado do Matias!
Ingredientes
1 frango desossado
2 cebolas grandes cortadas em cubinhos
1 cenoura cortada em cubinhos
1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
3 dentes de alho cortado em cubinhos
3 tomates cortados em cubinhos
sal, pimenta do reino e salsinha a gosto
orégano
alecrim
azeite
Modo de Preparo
Tempere o frango com o sal, pimenta do reino, salsinha e um fio de azeite. Deixe por pelo menos 2 horas na geladeira para pegar sabor.
Enquanto isso, refogue todos os legumes em uma frigideira bem grande e tempere com o orégano, alecrim, sal e pimenta do reino. Deixe tudo ficar bem macio e saboroso.
Coloque o recheio dentro do frango e com uma agulha grossa e barbante costure o frango de maneira que o recheio não consiga sair.
Leve ao forno alto coberto com papel alumínio por aproximadamente 1:30h e depois mais 30min sem o papel aluminío para dourar.
OBS: Como o Matias inventou essa receita na hora ela não é tão detalhada mas o objetivo aqui no blog, como eu sempre falo, é inspirar vocês a criarem a receita de vocês. Portando usem o recheio que vocês quiserem, coloquem diferentes temperos no frango e se quiser ainda prepare um molho para acompanhar. No meu aniversário ele assou o frango com vários legumes, como batata doce, cenoura, batata, etc... Usem a criatividade de vocês e deixem no blog um comentários com o resultado para que eu possa testar aqui também!
Bom apetite!
domingo, 3 de novembro de 2013
Risoto de Tomate para uma visita muito especial
Para acompanhar o robalo eu fiz um risoto de tomates que roubou a cena e arrancou muitos elogios dos convidados. É um risoto bem simples mas se feito com amor ele fica realmente maravilhoso. O segredo nessa receita é o molho de tomates caseiro, feito com tomates bem madurinhos, sem pele, refogados com azeite e alho, temperado com sal e pimenta do reino e cozinhado por pelo menos 30min (qunato mais tempo você cozinhar melhor ele vai ficar). Deixo com vocês a receita do risoto e espero que vocês também agradem seus convidados!!
Ingredientes (para 06 pessoas)
600g de arroz arbório
1/2 garrafa de vinho branco seco
1 cebola grande picadinha
molho de tomate caseiro
4 tomates sem sementes cortados longitudinalmente
folhas de manjericão
salsinha cortadinha
sal e pimenta do reino a gosto
caldo de legumes (o quanto necessário)
azeite de oliva
manteiga
parmesão ralado na hora
Modo de Preparo
1.Prepare o molho de tomate caseiro ou use uma lata de tomate pelati. Tempere os tomates cortados com azeite e sal e coloque no congelador.
2.Em uma panela grande refogue a cebola até ela começar a ficar transparente ( não deixe dourar), coloque o arroz e mexa bem, quando este começar a ficar translúcido coloque o vinho branco e deixe reduzir pela metade.
3.Abaixe o fogo e acrescente o caldo de legumes ( que deverá estar fervendo) em uma quantidade que cubra o arroz e mexa continuamente. A medida que o caldo for secando, mas não deixe que este seque, vá adicionando mais caldo e mexendo sempre. O ato de mexer o arroz libera o amido que fica no meio do grão deixando então seu risoto com aquela textura cremosa. Quando você perceber que está prestes a fazer a última “secagem”do risoto substitua o caldo de legumes pelo seu molho de tomate.
4.Quando o risoto estiver pronto, coloque as folhas de manjericão e a salsinha, misture bem e desligue o fogo. Coloque os tomates congelados (eles irão esquentar mas não vão perder sua consistência), um pouquinho de manteiga para das brilho e o parmesão para dar cremosidade. Sirva imediatamente.
* Fotos: Raquel Coelho