quinta-feira, 9 de junho de 2016

Pão Folha


Hoje recebi a notícia que tenho que preparar café da manhã para 92 pessoas no domingo. É a primeira vez eu vou preparar uma refeição para tanta gente, tem que se pensar em muitas coisas para que saia tudo perfeito, ainda mais por meu estilo de cozinha... faço praticamente tudo artesanal. Além das 92 pessoas que vou servir no meu restaurante, no meu café tem café da manhã marcado para mais 40 pessoas.. e lá também é tudo feito por mim e pelo Mateus, que trabalha comigo... temos só 2 dias para preparar tudo isso e ainda precisamos arrumar louças e mesas para atender a todos... lá no restaurante tenho lugar para quase 30 pessoas.. então falta sentar mais 2/3 das pessoas.. terei um final de semana muito difícil de trabalho e admito que estou um pouco ansiosa... eu sei que tudo vai dar certo mas sei também que não vai ser fácil... afinal somos só 2 para produzir comida para 132 pessoas...


Como hoje eu não tinha nada que pudesse ir adiantando resolvi vir para casa e descansar para recarregar as energias e dá o meu 150% nos dias que estão por vir e nada melhor para relaxar do que ir para a cozinha, sem pressão, sem tempo para estar pronto, sem ninguém esperando a comida sair... resolvi fazer uma receita de pão folha caseiro... é uma massa simples que não leva muitos ingredientes, só água morna, sal, farinha e azeite.. ela é ótima para fazer wrap ou quem sabe uma pizza de frigideira...

Eu vi uma receita dessas no Panelaterapia há umas semanas atrás, mas em casa eu não tenho internet ( como assim sem internet em pleno 2016?? Sim , não tenho, nem sinal de telefone... o pouco tempo que fico na minha casa eu quero aproveitar para descansar, conversar com o Matias (meu namorido), estar no jardim com o Thor (meu cachorro) ou tomar um banho de piscina.. por isso, nada de sinal de comunicação) e não tinha como consultar a receita... então resolvi testar algo nas proporções que me pareciam corretas... e saiu assim:



Ingredientes (para 10 pães folha)
2 ½ xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
água morna até dar o ponto



Modo de Preparo:
1.     Coloque a farinha, o azeite e sal em um bowl
2.     Aqueça a água até que fique morna
3.     Adicione água aos pouquinhos e vai misturando até formar uma massa que não fique grudando nas mãos, qualquer coisa vá colocando um pouquinho mais de farinha
4.     Sove bem a massa até que esta fique elástica e homogênea
5.     Como essa massa não leva fermento não precisa descansar, então separe a massa em 10 bolinhas iguais.
6.     Polvilhe a superfície de trabalho com farinha e com um rolo, ou garrafa de vinho vazia (higienizada) abra cada bolinha em círculo o mais fino que você conseguir. Se quiser um pão bem redondinho com a ajuda de um cortador de pizza corte as bordas.
7.     Aqueça uma frigideira ou chapa anti aderente, não coloque nada na panela. Deixe ficar bem quente e então coloque o pão, espere formar uma bolhinhas queimadas e vire. Se você vai fazer wrap tem que deixar bem pouco tempo para que o pão fique macio e você consiga enrolar. Agora, se você vai fazer pizza pode deixar mais tempo até que fique crocante, então coloque o molho de tomate e recheios de sua preferência...






Espero que tenham gostado da receita tanto quanto eu gostei de fazê-la para tirar um pouquinho minha ansiedade... e a fome tb ;) hehehe



Nenhum comentário :

Postar um comentário