quarta-feira, 15 de junho de 2016

Fogo de Chão

Tudo começa com uma idéia, estávamos assistindo alguns vídeos do Francis Mallmann e surgiu a vontade de fazer comida como ele, o Matias, como bom Argentino que é, sempre faz churrasco e coisas do tipo em casa, mas já fazia um tempo que ele tinha vontade de fazer um fogo de chão, assar um leitão inteiro ou um cordeiro quem sabe. Esses vídeos reacenderam a chama e logo se começou a organizar a festa. Era aniversário de 3 grandes amigos, já tínhamos o motivo, nossa casa tem um quintal bem grande com piscina que as crianças adoram, já tínhamos o local, o dia, um domingo, a hora? Bom teríamos que começar bem cedinho....


No sábado buscamos o leitão, preparamos uma salmoura, um “adobe” e começamos a temperar o bicho... dormiu no tempero. No domingo ainda era escuro quando o Matias levantou e começou a armar a estrutura do espeto, as 5:00 o fogo estava aceso, arame para cá, espeto para lá, amarra uma corda na árvore e de um jeito improvisado se levantou o fogo de chão , as 6:00 o bichano foi para o fogo, embaixo dele uma grelha repleta de legumes fresquinhos que vieram da feira local, o cenário era lindo, a excitação de vivê-la era grandiosa..


Por 11 horas o fogo se queimou, o porco foi virado uma vez, a pele crocante reluzia dourada embaixo do brilho do sol, a moranga estava tão macia que era difícil tirá-la da grelha... Na mesa todos esperavam ansiosos, o chimichurri e o aioli ao lado das tábuas que esperavam o delicioso leitão... em 20 min já não havia quase porco, carinhas felizes e mãos lambuzadas... corações e barrigas cheias!!





Fotos: André Renan

Nenhum comentário :

Postar um comentário