quarta-feira, 25 de maio de 2016

Robalo | Banana da Terra | Castanha de Pequi | Feijão Verde


Quem me conhece sabe como valorizo um bom ingrediente, há algum tempo fui a Belo Horizonte e encontrei uma loja fantástica chamada Néctar do Cerrado, fica no Mercado Distrital do Cruzeiro. Lá eles vendem os mais diversos produtos do Cerrado, todos com muita qualidade... comprei lá muita coisa bacana e uma delas foi a castanha de pequi, amei, ela é bem saborosa mas não tem aquele gosto amargo do pequi que muita gente não gosta... Comprei também azeite de buriti, farinha de buriti e de jatobá, queijo canastra (claro!) e vários molhos com frutas do Cerrado como coquinho azedo, seriguela, umbu-cajá, etc...



De volta a Pipa , louca para experientar meus novos produtos , escolhi a castanha de pequi para criar este prato: Filé de Robalo em crosta de Castanha de Pequi com Purê de Banana da terra e Pipoca de Feijão Verde. Eu sempre gosto de misturar a minha cultura mineira com a cultura de onde vivo (Pipa, RN) e quando encaixa um pouco da Argentina, é essa misturinha que forma o alicerce para a construção dos meus pratos...

Vamos a receita??

Ingredientes:( Para 2 pessoas)
2 filés de robalo (sem pele e sem espinho!)
30g de castanha de pequi grosseiramente picada
3 colheres de farinha de rosca
Sal
Pimenta do Reino
1 banana da terra grande
1 xícara de feijão verde fresco
Geléia de Pimenta (se tiver caseira melhor)

Modo de Preparo:
1. Tempere os filés de robalo com sal e pimenta do reino.
2. Corte a banana com casca e tudo e leve para cozinhar até que esta fique bem amarela e macia.
3. Misture a farinha de rosca e a castanha de pequi em um pratinho.
4. Passe o lado que estaria a pele do peixe na mistura de farinha e castanha e reserve.
3. Bata o purê no processador até ficar um pure bem liso e homogêneo, tempre com sal e pimenta do reino a gosto. Caso necessite coloque um pouquinho da água do cozimento para chegar na consistência do purê.
4. Esquente uma frigideira com azeite e já coloque uma panelinha com 2 dedos óleo de girassol. Coloque os filés de robalo da frigideira com o lado da crosta de castanha primeiro, depois dê a volta e doure o outro lado, se precisar finalize no forno para chegar no ponto do peixe, ele deve estar macio e suculento. Cerca de 2 min do lado da castanha e mais 4 do outro lado.
5. Quando o óleo de girassol estiver bem quente frite os feijões verdes por cerca de 1 min, até ficarem crocantes.

Montagem: Coloque o purê de banana no prato, por cime coloque o peixe com a crosta para cima , polvilhe o feijão verde e um pouco de castanha de pequi. Guarneça com a geléia de pimenta.

Nenhum comentário :

Postar um comentário