quinta-feira, 3 de março de 2016


Quem me conhece sabe que eu não sou lá muito fã de doce né, mas ai aconteceu uma coisa , veio um casal de amigos do Matias lá da Argentina e certo dia a Agustina resolveu que ia fazer uma torta de doce de leite e coco , eu gostei da idéia e lá fomos nós comprar os ingredientes , entrei em quase todos os mercadinhos que tinham aqui em Pipa e não conseguia achar um doce de leite decente para nossa torta , então a Agu, com muita naturalidade disse: “ Vamos fazer nosso doce de leite”; aquilo me assustou mas ao mesmo tempo me senti muito animada pois iria aprender a fazer o famoso doce de leite argentino.... Bom, chegamos em casa, ficamos umas 5 horas fazendo o tal doce de leite , a Agu fez a torta e deixou esfriar... Eu, nada fã de doce como sou , já estava satisfeita, já tinha aprendido como se fazia doce de leite, fizemos a torta e ia provar só um pedacinho pois afinal tinha que provar né?! Mas a tal torta era tão boa , que de pedacinho em pedacinho eu a devorei todinha...


Depois que eles foram embora, eu abro meu caderninho de receitas e me deparo com um papel toalha dobrado dentro dele e descubro uma agradável surpresa , era a receita da deliciosa torta de doce de leite da Agu  e  hoje vou repassar a vocês, a receita da torta de coco , que fiz muitas vezes , inclusive com minha cunhada Nadia , que veio da Argentina trabalhar comigo no verão e acabamos adaptando até chegar nesta daqui. Deixo a receita com um aviso: cuidado, é altamente viciante!!!



Doce de leite caseiro (argentino)
Ingredientes:
2 L de leite integral
500g de açúcar
1 ½ colher de chá de bicabornato
1 fava de baunilha (ou essência de baunilha)
1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo:
1.     Coloque o leite com o açúcar para esquentar, mexendo sempre para que se dissolva muito bem o açúcar.
2.     Deixe levantar fervura e então retire do fogo, coloque o bicarbonato de sódio e mexa bem , é ele que irá da a cor escura típica do doce argentino, quanto mais bicabornato você colocar mais escuro o doce vai ficar.
3.     Coloque um pirez no fundo da panela e volte com ela para o fogo ; o pirez vai fazer com que o doce não grude no fundo da panela, funciona também com bolinhas de gude.
4.     Deixe o fogo o mais baixo que conseguir e deixe cozinhar entre 3 a 5 horas, para sabe o ponto basta pingar uma gota em um prato e passar o dedo no meio, estará pronto quando o doce não se juntar no centro.

Massa podre doce:
Ingredientes:
150g de manteiga
150g de açúcar
1 ovo e 1 gema
370g de farinha
1 colher de café de fermento químico
1 colher de chá de essência de baunilha


Modo de Preparo:
1.     Misturar a manteiga, a açúcar e a farinha e o fermento até formar uma textura de areia
2.     Acrescente o ovo e a gema e a essência de baunilha.
3.     Unir a massa sem amassar muito até que forme uma bola.
4.     Deixe descansar por 30min na geladeira



“Cobertura” de Coco
Ingredientes
250g de coco ralado
150g de açúcar
3 ovos

Modo de Preparo:
1.     Misturar tudo e reservar.



Montagem:
1.     Abrir a massa com um rolo , e transferir para uma forma de fundo removível de 30cm
2.     Ajustar bem a massa com os dedos para que fique bem distribuída e suba pelas bordas formando a lateral da torta.
3.     Coloque 400g de doce de leite.
4.     Por cima coloque a cobertura de coco
5.     Leve para o forno até o coco ficar dourado
6.     Espere esfriar e leve a geladeira, coma fria


Obs: Pode-se fazer em forminhas individuais como nas fotos, rende mais ou menos 12 tortinhas...

Parece complicado pois são muitos passos, mas na verdade tudo é muito simples e vale muito a pena, espero que façam em casa e me contem!!!


Boa noite!


Nenhum comentário :

Postar um comentário