segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Frango com Quiabo

-->

Foi só quando eu sai de Minas, há 3 anos atrás, que eu percebi o quanto minha terra é bela. Em todos os sentidos, sua natureza exuberante, com matas vivas e suas cachoeiras escondidas por nossas “montanhas” ondulantes, o carisma e amabilidade de nossa gente e, o que para mim é mais importante, o cheirinho do tempero mineiro saindo de nossas panelas de barro que esquentam no fogão a lenha. Eu cresci assim , minha avó tinha uma fazenda lá pros lados de Caeté e sempre a vi cozinhando no fogão a lenha , a pesar de ser muito jovem na época já era uma pequena glutona, e não me esqueço daquela cozinha , sempre cheirosa, me lembro dos queijos que se faziam lá, ahh os queijos, coisa que mais sinto falta pelas bandas de cá, me lembro quando ela fazia bolinho de chuva e a gente ajudava a passa-los no açúcar com canela depois de fritos, o doce de leite caseiro no tacho... Bom em meio a toda essa nostalgia vos deixo a minha receita mais mineira: meu frango com quiabo , espero que gostem e possam sentir um pouquinho do gosto da minha querida Minas Gerais ai na sua casa!



Frango com Quiabo
Serve: 4 a 6 pessoas
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:

Ingredientes:
- 1 frango inteiro, de preferência orgânico.
- 1 cabeça de alho
- 1 cebola
- Cheiro verde
- Azeite de Oliva
- Quiabo cortado em rodelas grandes
- Caldo de Frango caseiro (receita abaixo)

Modo de Preparo:
- Corte o frango , separando coxa, sobrecoxa, asas, e o peito em 4 partes.
- Prepare o tempero mineiro: Em um pilão soque o alho e vá acrescentando sal até formar uma pasta, coloque cheiro verde bem cortadinho e se quiser um pouco de pimenta do reino, um fio de azeite e pronto, você pode usar esse tempero para tudo, fazer arroz, temperar carnes, até pra fazer um pão de alho vale... ( Se você não tem pilão da pra usar um mini-processador também)
- Retire a pele do frango e tempere com essa pasta de alho, deixe marinar pelo menos 15 minutos (o ideal é deixar por 1 hora)
- Esquente seu caldo de frango e coloque uma panela de barro para esquentar.
-  Em uma frigideira grande coloque o azeite, deixe esquentar bastante e de pouco em pouco vá grelhando as partes de frango até essas ficarem beeem douradas , vá transferindo tudo para a panela de barro.
- Por último refogue o quiabo nesta mesma frigideira e reserve.
- Com o fogo da frigideira ainda ligado coloque umas conchas do caldo de frango e vá mexendo com uma espátula , isso fará com que a gente aproveite todo o sabor do frango refogado que ficou na frigideira.
- Despeje esse e o caldo de frango na panela e cozinhe o frango por mais ou menos 45 min a 1 hora em fogo bem baixinho.
- Quase no fim do cozimento acrescente o quiabo , ele deve ficar ao dente e não se desmanchando.
- Sirva acompanhado de um bom angú e arroz.





Fundo (ou caldo) de aves:

Ingredientes:
- 1 cenoura
- 1 salsão (ou alho porró)
- 1 cebola com casca e tudo
- Carcaça do frango que vc não vai usar para o frango com quiabo
- Sachet de epice ( 4 grãos de pimenta do reino , 1 cravo e uma folha de louro, amarrados em um saquinho , feito com perfex)
- bouquet garni (ervas aromáticas amarradas com um barbante , coloque as ervinhas que você tiver em casa, não se preocupe com a receita original)

Modo de Preparo:
- O caldo tradicional é feito colocando tudo isso em água e deixando reduzir sem ferver por pelo menos x horas.
- Como eu quero um caldo escuro e rápido vamos fazer de outra forma...
- Aqueça uma panela com fundo largo com um fio de azeite. Corte a cebola ao meio e coloque ela com a parte de dentro tocando a panela , acomode a carcaça de frango, a cenoura e o salsão para que todos fiquem em contato com o fundo da panela.
- Deixe queimar, é sério, é para ficar preto, queimadinho. Quando a cebola e os demais vegetais tiverem queimado , na parte que está em contato com a panela, acrescente água abundante para cobrir tudo, coloque o sachet de epices e o bouquet garni. Deixe reduzir bem até adquirir um caldo denso, escuro e muito saboroso. Cerca de 45min.






Nenhum comentário :

Postar um comentário