domingo, 8 de dezembro de 2013

Fetuccine com Almondêgas

 

almondegas


Muitas vezes entro em blog’s de receitas para procurar as receitas mais clássicas e comuns. Normalmente só tomo como base para depois dar meu toque pessoal em cada um delas. Por isso quero deixar aqui hoje a receita de um desses classicos: Molho de tomate com almondegas, para que vocês possam tomar como base e dar o toque pessoal de vocês.

Existem milhões de versões para se preparar esse prato, eu já testei várias delas e a que eu faço hoje em dia é uma mescla das almondêgas que se fazia na minha casa, uma dica do meu pai e a receita da minha sogra. Vamos lá?

Ingredientes
Para as almondêgas:
-1 cebola pequena cortada bem miudinha
-1 alho cortado bem miudinho
500g de carne moída
500g de carne de porco moída
1 pão velho
1 pouquinho de leite (para molhar o pão)
salsinha
sal e pimenta do reino a gosto
um punhado de óregano
1 gema
farinha de rosca

Para o molho de tomate
2kg de tomates orgânicos bem maduros
1 cebola média corta em cubinhos
1 dente de alho cortado em cubinhos
3 folhas de louro
manjericão a gosto
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açucar
pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo das almondegas:
Em uma vasilha coloque o pão e leite suficiente para cobri-lo. Deixe o pão absorver todo o leite e esfarele ele. Reserve
Em uma frigideira refogue a cebola e o alho com um fio de azeite até ficar bem macio e dourado.
Em outra vasilhe misture todos os outros ingredientes, com excessão da farinha de rosca , acrescente o pão ralado e o refogado de alho e cebola.
Molde as almondêgas com o tamanho desejado, eu gosto médias.
Passe cada almondêga pela farinha de rosca e reserve

Modo de Preparo do Molho de Tomate
Limpe os tomates, tire a casca e bata em um liquidificador. Para tirar a casca faça em cada tomate um x com uma faca e coloque em água fervendo por alguns segundos até que a casca começe a soltar. Retire da água, espere esfriar um pouco e remova toda a pele.
Em uma panela funda refogue a cebola e o alho em um fio de azeite ou um pouco de manteiga, deixe amolecer bem para que não fique amargo.
Acrescente os tomates batidos e todos os temperos. Deixe ferver e então coloque em fogo baixo.
Com cuidado adicione as almondêgas e deixe cozinhar por aproximadamente 40min. Sempre que mexer o molho tenha cuidado para não quebrar as almondêgas.

OBS: Quando você cozinhas as almondêgas diretamente no molho, além de ser mais saudável do que fritá-las, elas ficam muito mais macias e suculentas.

Sirva com a massa de sua preferência, neste caso eu fiz com fetuccine. Quando o molho estiver por ficar pronto é só colocar a áua para ferver e seguir as instruções da embalagem da massa de sua escolha!

Bom apetite!

Nenhum comentário :

Postar um comentário