sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Minha primeira receita: Risoto de Camarão com Rúcula

Nada mais justo do que estrear o blog com a receita de um risoto, esse foi o primeiro prato que aprendi a fazer!! Na verdade o risoto tem um papel fundamental na minha vida, graças a ele hoje em dia como de tudo!! Quando eu era criança eu só comia macarrão, nada mais, nem carne, nem verdura, nada; até o dia que minha mãe pediu um risoto em um restaurante e despertou minha curiosidade, experimentei. Depois deste dia minha vida mudou e dos meus pais também! Minha mãe colocava todo tipo de verdura e carne picadinhos no meio do risoto e assim eu aprendi a comer de tudo!

O meu Tio Armando foi quem me ensinou a fazer meu primeiro risoto, um risoto de camarão, por isso hoje a receita escolhida para a inauguração do blog é Risoto de Camarão com Rúcula

IMG_2513


Ingredientes
1 kg camarão grande limpos
500g arroz tipo arbório ou carnarolli
1 Cebola grande cortada em cubinhos
3 dentes de alho
200ml vinho branco seco
250 ml de molho de tomate (de preferência caseiro)
70g de parmesão ralado na hora
caldo de legumes (o tanto necessário)
rúcula grosseiramente rasgada
azeite de oliva
manteiga
suco de um limão (eu usei o Siciliano)
salsinha
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Lave bem os camarões com água corrente, seque com um pano de prato limpo.
Em um pilão amasse o alho, o sal e a pimenta do reino formando uma pasta, tempere o camarão com ela e suco do limão siciliano e reserve.
Em uma panela grande refogue a cebola até ela começar a ficar transparente ( não deixe dourar), coloque o arroz e mexa bem, quando este começar a ficar translúcido coloque o vinho branco e deixe reduzir pela metade.
Abaixe o fogo e acrescente o caldo de legumes ( que deverá estar fervendo) em uma quantidade que cubra o arroz e mexa continuamente. A medida que o caldo for secando, mas não deixe que este seque, vá adicionando mais caldo e mexendo sempre. O ato de mexer o arroz libera o amido que fica no meio do grão deixando então seu risoto com aquela textura cremosa. Quando você perceber que está prestes a fazer a última “secagem”do risoto substitua o caldo de legumes pelo seu molho de tomate.
Quando colocar o molho esquente uma frigideira (tem que estar muito quente) com um fio de azeite e um pouquinho de manteiga e refogue os camarões de pouco a pouco e lembre-se de deixar a frigideira esquentar novamente antes de colocar a próxima leva.
Quando seu risoto estiver pronto, ajuste o sal e a pimenta do reino, desligue o fogo e coloque a rúcula, um pouco de manteiga, em cubinhos bem distribuídos e o queijo parmesão ralado. A manteiga é o que dará brilho ao seu risoto e o queijo contribui para a cremosidade

Montagem
Distribua o risoto no centro do prato, coloque os camarões em cima, uma ou duas folhar de rúcula inteiras ao lado deles e salpique salsinha cortada o mais fininho que você conseguir. Regue a lateral com um fio de azeite.

Bom se vc curtiu a receita, testou ela ou tem alguma sugestão a fazer deixe seu comentário!

Nenhum comentário :

Postar um comentário