quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ensopado de Carne na Cerveja Preta

carnecozida

Eu sou fã do Jamie Oliver, tenho quase todos os livros dele e a receita que eu estou trazendo hoje é uma adaptação do Ensopado do livro Revolução na Cozinha. Na minha versão eu acrescentei mandioca (você pode substituir por  batatas) e ervilhas, além de um ovo que deixei cozinhar com o calor do ensopado quando ficou pronto, realmente uma delícia.

No livro Jamie sugere outras combinações para fazer o ensopado que leva a mesma base desta receita trocando a carne e a bebida, sendo elas: Frango com vinho branco, Cordeiro com vinho tinto e Carne de porco com cidra. Faça a sua combinação e deixe um comentário aqui no blog me contando como ficou.

carnecozida2

Vamos a receita:

Ingredientes
- 1/2 kg de carne bovina para ensopado cortada em cubos
- 1 long neck de cerveja preta
- 1 lata de molho de tomate (italiano)
- 1 cenoura
- 1 cebola grande
- 1 mandioca
- alho
- um punhado de ervilhas
- sal e pimenta do reino a gosto
- salsinha picada
- 3 a 4 folhas de louro
- farinha de trigo
- azeite de oliva
- 1 ovo (opcional)

Modo de preparo
Tempere a carne com sal, pimenta do reino e alho. Reserve
Descasque e pique grosseiramente as cebolas e as cenouras e a mandioca
Aqueça uma panela bem grande (eu usei a wok) coloque um pouco de azeite e refogue as mandiocas. Quando estiverem douradinhas retire da panela e reserve. Coloque mais um pouco de azeite e refogue a cebola, a cenoura e as folhas de louro. Quando estiverem douradas e macias acrescente a carne e uma colher de farinha de trigo,  misture bem e deixe dourar.
Agora despeje a cerveja e a lata de tomate (se os tomates estiverem inteiros pique um pouco antes de colocá-los na panela) deixe ferver tampe e então abaixe o fogo. Cozinhe por aproximadamente 3 horas, sendo que a ultima meia hora do cozimento deverá ser feita com a panela destampada, quando destampar acrescente as ervilhas
Quando tiver o fogo desligado salpique um pouco de salsinha.
Se você quiser coloque um ovo cru no seu ensopado quando estiver pronto e deixe que cozinhe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário