domingo, 22 de setembro de 2013
Domigo: Dia de Pizza
Durante muito tempo eu tive medo de me aventurar no mundo das massas, achava que era um monstro de sete cabeças mas depois de fazer minha primeira pizza vi que não era bem assim. Sim, leva tempo e é um pouco trabalhoso mas na verdade é bem fácil e quanto mais você faz massas, mais fácil vai ficando, já que você começa a entender melhor a massa e seu ponto.
Eu quero tentar trazer ao blog sempre receitas que você possa colocar seu toque pessoal nelas, as minhas receitas são só uma base para ajudar vocês a criarem as suas então hoje vou passar a receita da massa da pizza mas o recheio vai ficar por conta de vocês! Então mãos a massa...
Ingredientes
1kg de farinha de trigo
20g de fermento biológico seco
3 colheres de azeite
um pouquinho de sal
um pouquinho de açucar
300mL de água ( mais ou menos)
Modo de preparo
- Aqueça a água até que ela esteja morna. Separe um pouco e coloque o azeite.
- Em uma vasilha grande misture todos os ingredientes secos e faça um montinho com um buraco do meio ( como se fosse um vulcão)
- Aos poucos vá acrescentando a água com azeite na farinha, coloque o suficiente para que a forme uma massa elástica e resistente, se precisar acrescente um pouco mais de água (caso a massa fique muito seca) ou mais um pouco de farinha (caso a massa esteja muito grudenta). É importante que você sove muito bem a massa então nada de preguiça, trabalhe bem a massa até que ela esteja bem homogênea, elástica e resistente. A melhor maneira de saber o ponto da massa é praticando, quanto mais pizza você fizer, melhor sua massa vai sair!! ;)
- Corte a massa em 5 pedaços iguais, faça umas bolinhas com eles e deixe descansar fora da geladeira por 1 hora, ou até que dobre de tamanho. A massa deve ficar coberta por um pano de prato limpo, isso fará com que a massa não resseque.
- Unte uma forma de pizza com um pouco de óleo, pegue uma das bolinhas, coloque no centro e com as mão vá abrindo a massa até que cubra toda a forma. Se preferir abra com um rolo, mas neste polvilhe farinha em uma superfície de trabalho, na massa e no rolo.
- Se você for fazer sua pizza no forno, a massa deve ser pré-assada antes de você colocar o molho e o recheio, portanto, coloque a massa no forno pré-aquecido por aproximadamente 10 a 15 minutos, o fundo deve estar começando a dourar.
Agora sim você pode montar sua pizza e voltar com ela no forno, ela estará pronta quando o queijo derreter e ela estiver com uma cara deliciosa! Bom apetite!
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Ensopado de Carne na Cerveja Preta
Eu sou fã do Jamie Oliver, tenho quase todos os livros dele e a receita que eu estou trazendo hoje é uma adaptação do Ensopado do livro Revolução na Cozinha. Na minha versão eu acrescentei mandioca (você pode substituir por batatas) e ervilhas, além de um ovo que deixei cozinhar com o calor do ensopado quando ficou pronto, realmente uma delícia.
No livro Jamie sugere outras combinações para fazer o ensopado que leva a mesma base desta receita trocando a carne e a bebida, sendo elas: Frango com vinho branco, Cordeiro com vinho tinto e Carne de porco com cidra. Faça a sua combinação e deixe um comentário aqui no blog me contando como ficou.
Vamos a receita:
Ingredientes
- 1/2 kg de carne bovina para ensopado cortada em cubos
- 1 long neck de cerveja preta
- 1 lata de molho de tomate (italiano)
- 1 cenoura
- 1 cebola grande
- 1 mandioca
- alho
- um punhado de ervilhas
- sal e pimenta do reino a gosto
- salsinha picada
- 3 a 4 folhas de louro
- farinha de trigo
- azeite de oliva
- 1 ovo (opcional)
Modo de preparo
Tempere a carne com sal, pimenta do reino e alho. Reserve
Descasque e pique grosseiramente as cebolas e as cenouras e a mandioca
Aqueça uma panela bem grande (eu usei a wok) coloque um pouco de azeite e refogue as mandiocas. Quando estiverem douradinhas retire da panela e reserve. Coloque mais um pouco de azeite e refogue a cebola, a cenoura e as folhas de louro. Quando estiverem douradas e macias acrescente a carne e uma colher de farinha de trigo, misture bem e deixe dourar.
Agora despeje a cerveja e a lata de tomate (se os tomates estiverem inteiros pique um pouco antes de colocá-los na panela) deixe ferver tampe e então abaixe o fogo. Cozinhe por aproximadamente 3 horas, sendo que a ultima meia hora do cozimento deverá ser feita com a panela destampada, quando destampar acrescente as ervilhas
Quando tiver o fogo desligado salpique um pouco de salsinha.
Se você quiser coloque um ovo cru no seu ensopado quando estiver pronto e deixe que cozinhe.
sábado, 14 de setembro de 2013
Tortilla de Batata e Abobrinha
Hoje trouxe uma receita que meu namorado faz muito aqui em casa e eu amo: tortilla. A tortilla é um desses pratos super versáteis, basta usar sua imaginação e fazer sua própra combinação de ingredientes, a de hoje é com batatas e abobrinha
Ingredientes
4 batatas grandes
1 cebola
1 abobrinha
4 ovos
alecrim
sal e pimenta do reino a gosto
manteiga
azeite de oliva
Modo de preparo
Descasque e corte as batatas em cubinhos de mais ou menos 2cm, faça o mesmo com a abobrinha. Pique a cebola em rodela ou em cubinhos menores.
Aqueça uma frigideira anti-aderente e coloque uma colher de manteiga e um pouco de azeite de oliva. Refogue a cebola e as batatas com alecrim e um pouco de sal. Quando as batatas já estiverem mais macias coloque a abobrinha. Ajuste o sal e a pimenta
Enquanto isso em uma tigela coloque os ovos e bata bem.
Quando o refogado estiver no ponto de sua preferência ( pode ser com os vegetais mais durinhos ou bem macios, vai do seu gosto) acrescente os ovos de maneira que ele se espalhe uniformemente sobre toda a frigideira. Essa etapa é muito importante pois se o ovo não ficar bem distribuído você não vai conseguir virar sua tortilha.
Deixe que ele cozinhe bem, como se fosse um omelete
Com a ajuda de um prato, ou uma tábua grande vire a tortilla e volte a colocá-la na frigideira, deixe mais ou menos 2 minutos e está pronta.
Deixe nos comentários qual recheio você usou na sua!! Até mais
Postado por
Sofia Marinho
Marcadores:
Acompanhamentos
,
Entradas
,
Vegetarianas
às
12:10:00
2 comentários
:
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Minha primeira receita: Risoto de Camarão com Rúcula
Nada mais justo do que estrear o blog com a receita de um risoto, esse foi o primeiro prato que aprendi a fazer!! Na verdade o risoto tem um papel fundamental na minha vida, graças a ele hoje em dia como de tudo!! Quando eu era criança eu só comia macarrão, nada mais, nem carne, nem verdura, nada; até o dia que minha mãe pediu um risoto em um restaurante e despertou minha curiosidade, experimentei. Depois deste dia minha vida mudou e dos meus pais também! Minha mãe colocava todo tipo de verdura e carne picadinhos no meio do risoto e assim eu aprendi a comer de tudo!
O meu Tio Armando foi quem me ensinou a fazer meu primeiro risoto, um risoto de camarão, por isso hoje a receita escolhida para a inauguração do blog é Risoto de Camarão com Rúcula
Ingredientes
1 kg camarão grande limpos
500g arroz tipo arbório ou carnarolli
1 Cebola grande cortada em cubinhos
3 dentes de alho
200ml vinho branco seco
250 ml de molho de tomate (de preferência caseiro)
70g de parmesão ralado na hora
caldo de legumes (o tanto necessário)
rúcula grosseiramente rasgada
azeite de oliva
manteiga
suco de um limão (eu usei o Siciliano)
salsinha
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Lave bem os camarões com água corrente, seque com um pano de prato limpo.
Em um pilão amasse o alho, o sal e a pimenta do reino formando uma pasta, tempere o camarão com ela e suco do limão siciliano e reserve.
Em uma panela grande refogue a cebola até ela começar a ficar transparente ( não deixe dourar), coloque o arroz e mexa bem, quando este começar a ficar translúcido coloque o vinho branco e deixe reduzir pela metade.
Abaixe o fogo e acrescente o caldo de legumes ( que deverá estar fervendo) em uma quantidade que cubra o arroz e mexa continuamente. A medida que o caldo for secando, mas não deixe que este seque, vá adicionando mais caldo e mexendo sempre. O ato de mexer o arroz libera o amido que fica no meio do grão deixando então seu risoto com aquela textura cremosa. Quando você perceber que está prestes a fazer a última “secagem”do risoto substitua o caldo de legumes pelo seu molho de tomate.
Quando colocar o molho esquente uma frigideira (tem que estar muito quente) com um fio de azeite e um pouquinho de manteiga e refogue os camarões de pouco a pouco e lembre-se de deixar a frigideira esquentar novamente antes de colocar a próxima leva.
Quando seu risoto estiver pronto, ajuste o sal e a pimenta do reino, desligue o fogo e coloque a rúcula, um pouco de manteiga, em cubinhos bem distribuídos e o queijo parmesão ralado. A manteiga é o que dará brilho ao seu risoto e o queijo contribui para a cremosidade
Montagem
Distribua o risoto no centro do prato, coloque os camarões em cima, uma ou duas folhar de rúcula inteiras ao lado deles e salpique salsinha cortada o mais fininho que você conseguir. Regue a lateral com um fio de azeite.
Bom se vc curtiu a receita, testou ela ou tem alguma sugestão a fazer deixe seu comentário!
O meu Tio Armando foi quem me ensinou a fazer meu primeiro risoto, um risoto de camarão, por isso hoje a receita escolhida para a inauguração do blog é Risoto de Camarão com Rúcula
Ingredientes
1 kg camarão grande limpos
500g arroz tipo arbório ou carnarolli
1 Cebola grande cortada em cubinhos
3 dentes de alho
200ml vinho branco seco
250 ml de molho de tomate (de preferência caseiro)
70g de parmesão ralado na hora
caldo de legumes (o tanto necessário)
rúcula grosseiramente rasgada
azeite de oliva
manteiga
suco de um limão (eu usei o Siciliano)
salsinha
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Lave bem os camarões com água corrente, seque com um pano de prato limpo.
Em um pilão amasse o alho, o sal e a pimenta do reino formando uma pasta, tempere o camarão com ela e suco do limão siciliano e reserve.
Em uma panela grande refogue a cebola até ela começar a ficar transparente ( não deixe dourar), coloque o arroz e mexa bem, quando este começar a ficar translúcido coloque o vinho branco e deixe reduzir pela metade.
Abaixe o fogo e acrescente o caldo de legumes ( que deverá estar fervendo) em uma quantidade que cubra o arroz e mexa continuamente. A medida que o caldo for secando, mas não deixe que este seque, vá adicionando mais caldo e mexendo sempre. O ato de mexer o arroz libera o amido que fica no meio do grão deixando então seu risoto com aquela textura cremosa. Quando você perceber que está prestes a fazer a última “secagem”do risoto substitua o caldo de legumes pelo seu molho de tomate.
Quando colocar o molho esquente uma frigideira (tem que estar muito quente) com um fio de azeite e um pouquinho de manteiga e refogue os camarões de pouco a pouco e lembre-se de deixar a frigideira esquentar novamente antes de colocar a próxima leva.
Quando seu risoto estiver pronto, ajuste o sal e a pimenta do reino, desligue o fogo e coloque a rúcula, um pouco de manteiga, em cubinhos bem distribuídos e o queijo parmesão ralado. A manteiga é o que dará brilho ao seu risoto e o queijo contribui para a cremosidade
Montagem
Distribua o risoto no centro do prato, coloque os camarões em cima, uma ou duas folhar de rúcula inteiras ao lado deles e salpique salsinha cortada o mais fininho que você conseguir. Regue a lateral com um fio de azeite.
Bom se vc curtiu a receita, testou ela ou tem alguma sugestão a fazer deixe seu comentário!
Assinar:
Postagens
(
Atom
)