sexta-feira, 25 de abril de 2014

Hamburger de Peixe em Crosta de Chia

peixeburger



Uma das vantagens de se viver na praia é encontrar sempre peixe fresco certo? Não, na verdade os peixes frescos muitas vezes saem do mar e já são encaminhado para os grandes portos e no mesmo dia a noite desembarcam principalmente em São Paulo. Os que ficam por aqui muitas vezes são rapidamente vendidos para os donos de restaurantes, ou algum outro mais atento que já sabe a que horas encontrar os pescadores voltando da praia.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Ceviche Misto

ceviche
É incrível como comidas e senssões se misturam formando uma atmosfera meio mágica no ar não é verdade?! Um dia quente nos pede alimentos frescos, refrescantes, aromáticos, um pouco ácidos até.

Pense em como um simples ato de espremer um limão siciliano na sua cozinha já deixa seu corpo mais fresquinho, depois na sensação de colocar na boca um peixe fresquinho, resfriado, seguido de um gole de vinho branco bem gelado... Com certeza é isso que um dia quente como hoje nos pede.

Por isso, hoje não poderia fugir de uma pedida neo-clássica, prática e deliciosa: um ceviche de peixe branco e camarão, acompanhado de uma fatia de pão italiano e um bom vinho branco! Vamos a receita?

Ingredientes:
Peixe branco bem fresco
Camarão limpo
Suco de 1/2 limão siciliano
Raspas de 1 limão siciliano
1 cebola roxa pequena cortada bem batidinha
1 punhado de coentro
1/2 dedo de moça em fatias bem fininhas
Azeite de oliva
Sal e Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Lave o camarão em água abundante, seque bem com um papel toalha, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e reserve.
Parta o peixe em cubinhos de aproximadamente 1 cm. Reserve
Em uma panela com água fervento coloque o camarão por 30 segundos, escorra e passe para uma vasilha com água gelada e pedras de gelo. Espere um pouco e escorra. Corte o camarão em pedaços de 1 cm e junte com o peixe
Acrescente os demais ingredientes de forma com que o líquido formado por limão e azeite praticamente cubra o peixe e o camarão e deixe na geladeira por pelo menos 15 min, isso vai fazer com que o peixe comece a cozinhar no limão e fique com a textura adequada para o ceviche
Sirva com fatias de pão italiano e um vinho branco bem gelado

Feliz Páscoa

focaccia

Essa semana foi uma correria, preparando o estoque do EL 29 para a Semana Santa, quinta-feira a cidade ficou lotadaaa, nunca vi Pipa assim antes, uma loucura. Se nos fins de semana normais a internet já praticamente não funciona com o fluxo de gente que chega na cidade, imagina só em um feriado como esse. Isso explica um pouco do meu sumiço por aqui!!

Bom vamos ao que interessa, hoje trouxe uma receita bem legal de se fazer, que você pode usar para diversas ocasiões, desde um lanchinho em casa até para servir de entrada em alguma festa. É uma receita de foccacia, bem simples de fazer, só demora um pouquinho pois a massa tem que descansar por 1horas antes de ir ao forno. Coloquei como fazer os sabores que mais gosto, mas você pode criar os seus sabores, dando um toque ainda mais pessoal a esse "pãozinho"delicioso.

Ingredientes:
•1kg de farinha de trigo
•10g de fermento biológico seco
•2 c.s de sal
•1 c.s de açucar
•água morna o quanto baste ~ aproximadamente 325ml
•5 colheres de sopa de azeite de oliva
•mais azeite de oliva para regar

para a focaccia de orégano e parmesão:
•2 colheres de orégano
•um bom punhado de parmesão

para a foccacia de cebola roxa:
•3 cebolas roxas refogadas em azeite
•( usar somente 4 colheres de azeite na massa)

para a focaccia de panceta:
•uma xícara de panceta cortada em cubinhos pequenos

para a focaccia tradicional:
•4 ramos de alecrim
•um punhado de sal grosso

Modo de Preparo:
01. Misture bem a farinha e o fermento. Depois acrescente o sal e o açucar e misture novamente ( é importante que o fermento e o sal não entrem em contato diretamente pois o sal é um agente fungicida e mata o fermento).
02. Faça uma cavidade no meio da farinha formando um vulcão.
03. Coloque as colheres de azeite no centro e de pouco a pouco vá colocando a água morna (cuidado para não estar muito quente senão também mata o fermento), até dar a liga. Nesta hora você acrescenta os ingredientes que vão dar sabor a sua focaccia, se estiver fazendo a de alecrim não coloque o sal grosso nesta etapa, ela vai polvilhado em cima dela, para todas as outras coloque todos os ingredientes. Sove bem por cerca de 10 min.
04. Unte uma forma de 25x35 cm com azeite distribua a focaccia regue com mais azeite e tampe com um pano de prato.
05. Deixe descansar por 1 hora. Retire o pano de prato e com os dedos bem leves faça umas ondulações. Nesta etapa se você estiver fazendo a tradicional, polvilhe o sal grosso e coloque um pouco de alecrim por cima, caso seja a de parmesão polvilhe um pouco.
06. Em forno pré-aquecido a 180ºC coloque a foccacia por 15 a 20min ou até que esteja dourada.