domingo, 15 de dezembro de 2013

Salada de Verão

salada

O verão está chegando e estamos vivendo um dezembro com dias cada vez mais quentes. Para esses dias nada melhor do que comer salada. Fiz uma receita adaptada de um blog que eu amo que se chama Sabor Sonoro, vale a pena conferir!

O Sabor Sonoro é para mim mais do que um simples blog de receitas, pois foi através das minhas visitas a ele, de me encantar pelas fotos do Marcel e pelas receita mais lindas e charmosas da Alice que eu revivi um antigo projeto de criar o meu blog.

Em uma dessas visitas ao blog me chamou atenção esta salada pela sua apresentação e pelas cores contrastantes do púrpura da beterraba com verde vivo das flores. Justo neste dia o Matias estava preparando um churrasco e pensei que seria um bom acompanhamento, ainda aproveitei a brasa para cozinhar as beterrabas, com certeza deu um toque muito especial. A minha versão é um pouco diferente da do Marcel mais tenho certeza que ficam igualmente deliciosas...

Ingredientes
2 beterrabas grandes
folhas de rúcula
um punhado de nozes grosseiramente picadas
queijo de cabra artesanal
1 cebola roxa pequena fatiada bem fininha
azeite a gosto
sal grosso, pimenta do reino e alecrim

Modo de Preparo
1.Descasque as beterrabas coloque um papel alumínio, regue com bastante azeite, sal grosso, pimenta do reino e folhas de alecrim. Feche bem e jogue na brasa ou cozinhe no forno alto por 45min.
2.Espere a beterraba esfriar e com a ajuda de um mandolini fatie em rodelas
3.Monte uma cama em um prato raso, arrume a rúcula no centro, coloque as nozes, o queijo de cabra esfarelado e as fatias de cebola.
4.Regue com uma boa quantidade de azeite de oliva e bom apetite!!

domingo, 8 de dezembro de 2013

Fetuccine com Almondêgas

 

almondegas


Muitas vezes entro em blog’s de receitas para procurar as receitas mais clássicas e comuns. Normalmente só tomo como base para depois dar meu toque pessoal em cada um delas. Por isso quero deixar aqui hoje a receita de um desses classicos: Molho de tomate com almondegas, para que vocês possam tomar como base e dar o toque pessoal de vocês.

Existem milhões de versões para se preparar esse prato, eu já testei várias delas e a que eu faço hoje em dia é uma mescla das almondêgas que se fazia na minha casa, uma dica do meu pai e a receita da minha sogra. Vamos lá?

Ingredientes
Para as almondêgas:
-1 cebola pequena cortada bem miudinha
-1 alho cortado bem miudinho
500g de carne moída
500g de carne de porco moída
1 pão velho
1 pouquinho de leite (para molhar o pão)
salsinha
sal e pimenta do reino a gosto
um punhado de óregano
1 gema
farinha de rosca

Para o molho de tomate
2kg de tomates orgânicos bem maduros
1 cebola média corta em cubinhos
1 dente de alho cortado em cubinhos
3 folhas de louro
manjericão a gosto
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açucar
pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo das almondegas:
Em uma vasilha coloque o pão e leite suficiente para cobri-lo. Deixe o pão absorver todo o leite e esfarele ele. Reserve
Em uma frigideira refogue a cebola e o alho com um fio de azeite até ficar bem macio e dourado.
Em outra vasilhe misture todos os outros ingredientes, com excessão da farinha de rosca , acrescente o pão ralado e o refogado de alho e cebola.
Molde as almondêgas com o tamanho desejado, eu gosto médias.
Passe cada almondêga pela farinha de rosca e reserve

Modo de Preparo do Molho de Tomate
Limpe os tomates, tire a casca e bata em um liquidificador. Para tirar a casca faça em cada tomate um x com uma faca e coloque em água fervendo por alguns segundos até que a casca começe a soltar. Retire da água, espere esfriar um pouco e remova toda a pele.
Em uma panela funda refogue a cebola e o alho em um fio de azeite ou um pouco de manteiga, deixe amolecer bem para que não fique amargo.
Acrescente os tomates batidos e todos os temperos. Deixe ferver e então coloque em fogo baixo.
Com cuidado adicione as almondêgas e deixe cozinhar por aproximadamente 40min. Sempre que mexer o molho tenha cuidado para não quebrar as almondêgas.

OBS: Quando você cozinhas as almondêgas diretamente no molho, além de ser mais saudável do que fritá-las, elas ficam muito mais macias e suculentas.

Sirva com a massa de sua preferência, neste caso eu fiz com fetuccine. Quando o molho estiver por ficar pronto é só colocar a áua para ferver e seguir as instruções da embalagem da massa de sua escolha!

Bom apetite!