sábado, 22 de fevereiro de 2014
Risoto de Bacalhau
Existe programa mais gostoso do que reunir amigos em volta da mesa? Para mim não! E estando em BH não poderia passar em branco um encontro com as amigas.
Eu sempre fui a cozinheira da turma e meu "risotinho"sempre fez sucesso entre elas, afinal é o prato que eu mais fiz na minha vida e ao longo dos anos fui aperfeiçoando cada vez mais. Mas, confesso que já estava um pouco enjoada de fazer sempre a mesma coisa e dessa vez resolvi inovar, fazer um risoto que nunca tinha feito antes, foi um desafio pois não sabia se o resultado seria positivo como os outros que estou acostumada a fazer mas ao mesmo tempo me diverti criando essa receita nova.
Tudo começou com uma ida ao Verde Mar (para quem não conhece é o super mercado que tem em BH onde você encontra de tudo, é fantástico) que foi totalmente feliz e nostálgica, que delícia encontrar todos os ingredientes que eu precisava sem ter que sair de mercado em mercado, lojinha em lojinha como eu faço em Natal. Encontrei vários ingredientes que fazia já um tempo que não via nas prateleiras de mercados por ai. Me diverti muito com as compras.
Depois a deliciosa sensação do reencontro, cada amiga que chegava era uma dose de alegria para o coração e para a alma, pode parecer piegas mas foi exatamente assim que eu me senti. Afinal de contas, como eu disse antes, estar entre os "seus" é muito gostoso.
Tudo saiu como esperado e a receita foi aprovada por todas, por isso venho aqui compartilhar com vocês para que também possam chamar os amigos, sentar em volta da mesa e terem mais um jantar feliz!
Ingredientes (para 12 pessoas):
•1 kg de arroz arbóreo
•1 cebola grande picadinha
•1 pimentão amarelo picadinho (eu usei um mini pimentão cortado em rodelas)
•20 tomates sweet grape cortados em 4
•600g de bacalhau desalgado desfiado
•1 1/2 copo de vinho branco
•azeite de oliva
•salsinha picadinha
•10 azeitonas azapa
•3 dentes de alho
•sal e pimenta do reino a gosto
•caldo de legumes (o quanto baste)
Modo de Preparo:
1.Prepare a tapenade de azeitonas. Bata no liquidificador ou processador as azeitonas sem caroço, azeite de oliva e os dentes de alho. Tempere com pimenta do reino e reserve
2.Em uma panela grande refogue o pimentão e a cebola até ela começar a ficar transparente ( não deixe dourar), coloque o arroz e mexa bem, quando este começar a ficar translúcido coloque o vinho branco e deixe reduzir pela metade.
3.Abaixe o fogo e acrescente o caldo de legumes ( que deverá estar fervendo) em uma quantidade que cubra o arroz e mexa continuamente. A medida que o caldo for secando, mas não deixe que este seque, vá adicionando mais caldo e mexendo sempre. O ato de mexer o arroz libera o amido que fica no meio do grão deixando então seu risoto com aquela textura cremosa.
4.Enquanto isso, em uma frigideira com bastante azeite de oliva, refogue o bacalhau e tempere com pimenta do reino. 5.Quado o risoto estiver perto da ultima secagem despeje o bacalhau, a salsinha e os tomatinhos nele. Misture bem
6.Quando seu risoto estiver pronto, ajuste o sal e a pimenta do reino e regue por cima a tapenade de azeitonas. Sirva imediatamente!
domingo, 16 de fevereiro de 2014
Restaurante Pecatore em Belo Horizonte
<a href="http://www.bloglovin.com/blog/11806173/?claim=v9dvxpvd53u">Follow my blog with Bloglovin</a>
Essa semana vim de visita para casa, que sensação extraordinária é estar entre os seus, relembrar velhos hábitos e se entreter com as mudanças da cidade. Estou simplesmente amando cada segundo da minha estadia aqui.
Fui no mercado três vezes já, comprei vários temperos e coisas gostosas para levar para casa, comi queijo minas até dizer chega mas não larguei mão da minha boa e tão nordestina tapioca!!
E ontem fui em um reataurante de frutos do mar que merece um post aqui, eu não costumo das dicas de restaurantes por aqui mas fazia tempo que não comia frutos do mar tão frescos e bem preparados (e olha que eu moro na praia, em uma antiga vila de pescadores).
O que acontece em Pipa é que apesar de fresco os pescados são imediatamente armazenados no freezer, então encontrar um produto fresquinho é uma verdadeira saga. Mas vamos ao que importa. Chego no Pecatore, restaurante novo muito bem recomendado, e me deparo com um balcão com uma coleção fantástica de peixes, crustáceos, mariscos e moluscos frescos para você escolher.
De entrada pedimos ostras frecas, carpaccio de atum e uma salada, tudo realmente fresco como aparentava, me deixou com vontade de repetir os pedidos. Mas seguimos para os pratos principais, eu pedi uma cavaquinha e para acompanhar uma massa fresca com molho podoro, burrata e pesto de rùcula. Assim como a decoração do local, era um prato rùstico mas encantador!
Não pedimos sobremesa para aliaviar um pouco as calorias, rs mas lá tem aqueles picolés da Diletto que são muito bons. Foi um almoço memorável, por isso quis compartilhá-lo aqui.
Pecatore: Rua Sapucaí, 535, Floresta - Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 2552-1450
Aberto terça e quarta, das 18h30 à 0h; quinta a sábado, das 18h30 à 1h; domingo, das 12h às 17h.
sábado, 1 de fevereiro de 2014
Lindo Carborana de Abobrinha do Jamie Oliver
Que eu amo massa acho que vocês já perceberam né?! Além disso amo receitas clássicas que de alguma forma são inovadoras. E é esse o caso desse carbonara de abobrinhas do Jamie Oliver. É uma massa deliciosa, leve, crocante, cremosa... ai vocês têm que experimentar essa receita!!!
Já fiz essa receita várias vezes e sempre que faço as pessoas adoram, ficam tão contentes... e nada alegra mais o coração de um cozinheiro do que arrancar sorrisos e suspiros dos seus convidados não é mesmo?! E o melhor de tudo que ela é super rápida, fácil de preparar e seus ingredientes são simples e fáceis de encontrar em qualquer lugar. Aqui onde moro é difícil encontrar muitos ingredientes, para isso tenho que ir até Natal, então muitas vezes opto por fazer receitas mais simples mesmo, mas claro, sem perder o sabor né?!
Bom chega de errolação e vamos a receita de hoje:
Ingredientes
•3 abobrinhas
•500g de tagliatelli
•4 gemas
•100ml de creme de leite
•Queijo parmesão ralado na hora
•Um pouco de bacon em cubinhos
•Sal e pimenta do reino a gosto
•Azeite de oliva
Modo de Preparo
1.Coloque bastante água já salgada para ferver. Enquanto isso corte as abobrinhas em fatias similares ao formato do tagliatelli (se você estiver usando outra massa corte parecido com ela).
2.Coloque a massa na água e cozinhe conforme as instruções da embalagem.
3.Coloque as gemas em uma tigela e acrescente o creme de leite e metade do parmesão, misture bem com a ajuda de um garfo ou mini fouet, reserve.
4.Aqueça uma frigideira e coloque o bacon (se ele for mais “gordo” não coloque azeite, se for uma pancetta mais leve coloque um pouquinho). Frite até estar bem crocante e coloque as abobrinhas, um pouco de pimenta do reino e mexa bem. 5.Frite até que as abobrinhas estejam douradas e tenham amolecido um pouco sem perder a crocância.
6.O próximo passo é o mais importante pois se não fizer corretamente você irá arruinar seu prato: A massa já deve estar pronta, então escorra ela (guarde um pouco da água do cozimento) e coloque na frigideira com o bacon e abobrinha, mexa bem e retire a panela do fogo, acrescente um pouquinho da água do cozimento, como meia concha e o seu molho cremoso. 7.Misture tudo bem rápido e de maneira alguma volte com a frigideira para o fogo ou você vai conseguir uma massa com ovos mexidos!!
8.Polvilhe o restante do parmesão e sirva imediatamente
Assinar:
Postagens
(
Atom
)